UOL

buscape e bondfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 7 de novembro de 2010

Quem Viu o Pé Grande?

Quem viu o Pé Grande garante que existem. As testemunhas em geral o descreve com sendo um animais muito grande, de 2 a 2,7 metros de altura, forte e robusto. A cabeça é pequena e pontuda com olhos pequenos e escondidos num rosto semelhante a macacos. O corpo é coberto por pêlos, exceto as mãos, pés e rosto. O pêlo tem cor escuro, negro ou castanho escuro.

Em geral, a estrutura do corpo do Pé Grande é semelhante a de humanos e macacos. Ele presença dele esta associada a mal cheiro, semelhante a fezes e/ou suor humano. O Pé Grande emite sons agudos. Tímido, evita a presença de humanos mas é muito agressivo quanto aos humanos. Dizem que sua alimentação é onívora, se alimentando de animais e plantas.

Os relatos de avistamento do Pé Grande aumentado ao longo do tempo, talvez devido a maior divulgação ou a redução do habitat natural. Nos últimos 150 anos, houveram milhares de avistamentos. Em geral, eles são vistos à noite e sozinhos.

Foto do Pé Grande - Ele existe !?

sábado, 2 de outubro de 2010

Pé Grande - Todos Conhecem Mais Ninguém Nunca Viu


Pé Grande
Eu não conheço muito bem a lenda dele. Dizem que ele é um macaco gigande que vive nos EUA e no Canadá. Não vou discutir, desde que ele não ataque pessoas por mim tudo bem. Além do mais, se domesticado corretamente, seria um ótimo bichinho de estimação. Poderia se chamar Floofy *--*
imagina só: você tá andando na rua e encontra aquele amigo chato que vive te enchendo e ele faz novamente aquela brincadeira irritante que você odeia e começa a rir. Você olha pra ele, sorri, e sabe que a hora da vingança chegou.
Você o encara superior e sussurra as próximas palavras com um enorme prazer. "Floofy, pega."
Os próximos momentos são os mais felizes de sua vida, e com certeza compensam a cadeira eletrica que virá em seguida.

sábado, 4 de setembro de 2010

Supostas fotos de Pé Grande são investigadas

As fotos foram tiradas por câmera que estava em árvores de floresta na Pensilvânia Foto: AP

Fotos noturnas tiradas por um caçador americano em parque na Pensilvânia provocaram debates sobre se o animal fotografado seria um Pé Grande. Alguns dizem que a pose, com inclinação diferente de um animal quadrúpede, indica que se trata da lenda, já outros afirmam que seria um urso com problemas de pele.


"Não dá para dizer o que era", diz Rick Jacobs, que tirou as fotos em 16 de setembro. "Eu caço há anos e nunca vi algo como isso", afirma. A câmera foi montada em uma árvore na Floresta Nacional de Allegheny, com um disparador automático. Jacobs queria tirar fotos de um cervo.

Ele contatou a Organização de Pesquisa de Pé Grande, que investiga relatos da legendária criatura que algumas pessoas acreditam que viva em parte dos Estados Unidos e Canadá. "Parece um primata. Na minha opinião, parece um jovem Sasquatch (Pé Grande)," diz Paul Majeta, integrante do grupo.

Já a Comissão de Caça da Pensilvânia tem uma outra opinião. O porta-voz da agência, Jerry Feaser, diz que os funcionários rotineiramente capturam ursos que se parecem com o animal das fotos. "Não há dúvida que é um urso com um caso grave de sarna", afirma Feaser.

sábado, 7 de agosto de 2010

Mitos ou Lendas do Pé Grande


Pé Grande

O Pé Grande é uma criatura lendária que anda em áreas remotas do mundo. Ele tem nomes diferentes em lugares diferentes: no Tibet, onde ele caça os Himalaias, ele é chamado de Yeti ou Abominável Homem das Neves; ele é Mapinguari na Amazônia; Yowie na Austrália; e na América do Norte ele é conhecido como o Homem do Gelo.

Onde quer que ele seja visto, a descrição é sempre a mesma. Cerca de 2 a 2,7 metros de altura, coberto de pêlo, com uma cabeça pequena e sobrancelha grossa.

Alguns acreditam que ele seja um humanóide de verdade que há séculos se esconde em florestas e montanhas. Os cépticos dizem que o misterioso ‘Pé Grande’ não passa de um urso grisalho que fica de pé em suas patas traseiras.

sábado, 17 de julho de 2010

PÉ GRANDE EXISTE?




















Apesar de sua existência ser discutida, o Pé-grande, também conhecido pelos seus nomes em inglês de "Bigfoot" ou "Sasquatch" (termo derivado do halkomelem, um idioma do grupo linguístico salishan, natural do sudoeste da Columbia Britânica), é descrito como uma criatura na forma de é um animal bípede de aspecto humanóide, forte odor, coberto de grossa pelagem e principalmente grande, com mais de dois metros de altura e 200 quilos. Suas pegadas medem 61cm de com primento e 20 de largura (em média), dai o apelido. Provavelmente um primata do mesmo gênero ou família da espécie humana, seria similar a um de nossos parentes antigos, apropriadamente chamado Gigantopithecus, que se acredita ter sido extinto por volta de 200.000 anos atrás. Estudiosos afirmam que ele, ou parentes próximos, podem ser encontrados ao redor do mundo, mudando-se apenas o seu nome na região onde é encontrado, o Yeti no Nepal, o Yeren na China, Orang Pendek na Indonésia e o Yowie na Austrália.



A história do Pé Grande se divide em dois momentos, antes de 1958 e depois deste ano.

Antes desta data, encontramos vários relatos sobre "homens selvagens" em diversos grupos indígenas. A origem dessas histórias é difícil de precisar, já que elas existiam antes que a criatura que elas descreviam recebesse um nome. Curiosamente elas existem em todos os continentes, menos na Antártica.

A maoir parte dos membros dos Lummi conhecem histórias sobre os Ts'emekwes, a versão local doPé-Grande. Apesar da semelhança dos detalhes a respeito da aparência das criaturas as histórias acabam mostrando divergências a respeito do com portamente e dieta delas. Algumas versões mostram criaturas nefastas, outras mais dóceis. Desde os Stiyaha, uma raça noturna que assustava crianças, que eram instruídas a não dizer os nomes em voz alta ou seriam carregadas pelos monstros ou os Skoocooms, uma tribo de homens selvagens canibais que viviam no topo do monte Sta. Helena até os relatos dos índios de Spokane, EUA, documentados pelo Reverendo Elkanah Walker em 1840, que afirmavam que esses gigantes viviam nos topos de montanhas próximas e roubavam salmão da rede dos pescadores.

Algumas dessas criaturas, por sua vez, ainda possuiam uma aura sobrenatural, como os Skoocooms.

sábado, 19 de junho de 2010

Como funciona o Pé-grande


Em março de 1999, um homem relatou um estranho acontecimento no norte da Califórnia. Ele estava dirigindo em uma auto-estrada, indo visitar uns amigos em Oregon, e por volta das 22 horas pegou uma saída para ver se encontrava algum lugar para jantar. Não conseguia encontrar um restaurante, então decidiu parar no acostamento e se virar com alguns salgadinhos que estavam no carro. Depois de comer, cochilou e logo acordou com uma pancada bem forte. Assim que saiu do carro, encontrou uma pedra de tamanho razoável no capô. Ele voltou para o carro, deu a partida e ligou os faróis. Ao olhar para a luz, viu uma criatura de 2,5 m de altura coberta por muitos pêlos escuros. A criatura ficou olhando para ele, virou-se e saiu andando devagar para dentro da floresta.


Representação de um artista de como o Pé-grande deve ser, baseado em descrições de testemunhas

Pessoas têm contado histórias como esta por centenas de anos, esta criatura já fazia parte do folclore indígena americano bem antes dos europeus chegarem ao continente. Somente nos últimos 50 anos, já houve centenas de relatos de pessoas que viram o Pé-grande nos Estados Unidos e Canadá e muitas delas dizem que viram uma criatura parecida noHimalaia. Mas durante todo este tempo, com todos estes supostos encontros, ninguém encontrou ossos ou outras provas conclusivas da existência deste gigante primata. Isto levou muitos zoologistas a considerar as histórias como trotes, alucinações e falsa identificação.

Neste artigo, vamos examinar os relatos sobre o Pé-grande, também conhecido como homem das neves, e seu primo asiático, o abominável homem das neves, para descobrir o que estas criaturas podem ser e de onde vêm. Também daremos uma olhada nas evidências convincentes a favor e contra sua existência e descobrir por que tantas pessoas acreditam nelas.

As pessoas descrevem o Pé-grande, homem das neves e criaturas similares como grandes primatas, algo como o cruzamento de um gorila com um ser humano. Contos a respeito destes animais vêm de centenas de anos, em muitas culturas diferentes. Em várias tribos indígenas americanas, eles eram chamados de "windego", "yeahoh", "omah", "rugaru" e "boqs". Na Ásia, acredita-se que o homem das neves, ou abominável homem das neves, vive nas montanhas geladas do Himalaia. Em nome da simplicidade, neste artigo vamos chamar este tipo de criatura pelo nome mais conhecido,homem das neves. O nome em inglês, derivado de "se'sxac", que literalmente significa "homem selvagem" na linguagem indígena americana falada pelo povo Salish, é especificamente usado para descrever uma criatura encontrada no Noroeste Pacífico dos Estados Unidos e no sul do Canadá.


De acordo com várias descrições, o homem das neves e do abominável homem das neves ultrapassam humanos e macacos em altura. Normalmente, têm em torno de 3 m de altura.

Relatos de pessoas que viram estes tipos de criaturas variam bastante, mas existem vários detalhes que sempre se repetem. Na maioria dos casos, a testemunha descreve um primata muito alto (variando de 2 a 4,5 m) queanda em duas pernas. Ele fica reto como um ser humano, mas anda a passos longos. Geralmente é coberto por pêlos de cor marrom avermelhada e seu rosto é uma mistura de gorila e ser humano. Muitas testemunhas dizem ter sentido um odor forte e desagradável, ao passo que outros dizem que a criatura não exala cheiro.

Em alguns relatos, o animal rosna, uiva ou muge de maneira bem estranha. Muitas pessoas que nunca viram a criatura, ouviram sons estranhos vindo das florestas, sons que não parecem em nada com sons de animais conhecidos. Até já gravaram estes ruídos no noroeste dos Estados Unidos e nas montanhas do Himalaia. No Himalaia, muito mais gente diz terouvido a criatura do que visto.

De acordo com testemunhas, o homem das neves desconfia de seres humanos, porém é super curioso sobre o que ele faz. Muitas delas dizem que não ficaram com medo dele, o que é uma surpresa ao imaginar um macaco de 3 m de altura. Elas dizem que tinham certeza que ele não queria fazer mal algum e que parecia ser um animal tímido e benigno. No folclore de muitas tribos indígenas americanas e também de acordo com o povo indígena do Himalaia, este animal é pacífico, uma criatura sobrenatural com inteligênciae poderes espirituais.

Em muitas declarações sobre o abominável homem das neves, as testemunhas dizem que ele os observou de longe. Outras ouviram ruídos e tiveram a estranha sensação de que estavam sendo observadas. A maioria delas diz que não tem uma clara impressão de sua inteligência, mas algumas dizem que viram vários homens das neves se comunicando entre si. No entanto, a maioria das histórias descreve um único homem das neves andando pela floresta sozinho.

Estas características, que aparecem repetidamente nos relatos das testemunhas, nos dão uma pequena idéia de sua fisiologia e comportamento. Usando estes dados, diversas teorias foram desenvolvidas a respeito de onde esta criatura pode ter vindo.

Numerosas visões foram relatadas e pesquisadores de homens das neves encontraram pêlos, pegadas e marcas de seu corpo, (em inglês) mas ainda não existem evidências conclusivas de que tal criatura existe.

Ao considerá-lo cientificamente, a primeira pergunta é se ele poderia ou não existir, considerando o que se sabe sobre zoologia. Isso é fácil porquefósseis demonstram que tal criatura existiu de 1 a 9 milhões de anos atrás. Este animal, que cientistas chamam de gigantopithecus, tem origem no que é hoje conhecido como Ásia central e sudeste asiático. Na árvore da vida, o gigantopithecus é mais próximo do orangotango, o único macaco asiático moderno (gorilas e chimpanzés vivem na África).


O gigantopithecus, um possível ancestral do homem das neves, é mais próximo do orangotango moderno

A explicação mais provável para estas criaturas (caso existam mesmo) é que são descendentes diretos dos gigantopithecus. Não há evidências de primatas nas Américas, portanto, aparentemente, descendentes de gigantopithecus chegaram até aqui da mesma forma que muitos humanos: cruzando uma ponte de gelo entre o norte da Ásia e o norte da América do Norte.

Não sabemos muito a respeito de gigantopithecus, a não ser que era maior que um gorila e tinha dentes parecidos com os dos humanos. Sabe-se que seu parente vivo mais próximo, o orangotango, tem algumas características iguais as que testemunhas atribuem ao homem das neves. Orangotangos são cobertos por pêlos longos e de cor marrom avermelhada, são muito inteligentes e muito curiosos a respeito do comportamento humano. Não conseguem falar, mas de vez em quando emitem sons altos, parecidos com uivos, para serem notados por outros orangotangos.


Foto cedida por Sumatran Orangutan Society (Sociedade do Orangotango Sumatrano)
Se o homem das neves realmente existe é provavelmente um parente próximo do orangotango. Com seus pêlos longos e de cor marrom avermelhada, orangotangos são parecidos com os homens das neves descritos pela maioria das testemunhas. Têm uma vida solitária, que coincide com o que relataram sobre o comportamento do homem das neves.

O modo de vida dos orangotangos é bem diferente do dos primatas. Enquanto a maioria dos macacos (em inglês) vivem em comunidades bem fechadas, os orangotangos são criaturas solitárias. Depois da infância, se reúnem com outros orangotangos, apenas para se reproduzirem. Orangotangos ficam tão dispersos em uma área que raramente se encontram.

Este tipo de comportamento deve ser responsável pela raridade com que homens das neves são vistos e também pela falta de restos ósseos. Faz sentido que um animal inteligente que prefere viver sozinho se isole na floresta (ou lá em cima nas montanhas) já que a civilização humana invadiu seu território. E se fosse esperto o suficiente, poderia perfeitamente se esconder deles por centenas e centenas de anos. Se a população fosse amplamente dispersada, como os orangotangos, e o animal tivesse umalonga expectativa de vida, como os orangotangos e outros macacos, restos ósseos seriam encontrados apenas de vez em quando. A maioria dos ossos se decompõem em um curto período de tempo (apenas de 5 a 10 anos), portanto, é possível que cientistas nunca os encontrassem. Pessoas que acreditam na existência do homem das neves dizem que não é apenas possível, mas bem provável que os ossos nunca fossem encontrados, uma vez que nunca houve uma pesquisa científica profunda a respeito.

A teoria descendente do gigantopithecus é a explicação mais provável de onde pode ter vindo o homem das neves. Mas para céticos de toda parte do mundo, existe uma explicação muito mais provável: eles dizem que o fenômeno "homem das neves" é causado por trotes, falsa identificação, típicos da natureza humana. Na próxima seção, vamos dar uma olhada em alguns argumentos a favor e contra estas hipóteses.

A lenda do Pé Grande


Foto de um pé grande, retirada de um trecho do filme de Roger Patterson e seu amigo Robert GimlinA lenda do Pé Grande (ou Sasquatch) é contada há mais de 200 anos. Mas foi em 1951, quando o alpinista britânico Eric Shipton publicou uma série de fotografias de pegadas humanóides obtidas na cordilheira Gauri Sankar, no Himalaia, que a lenda do gigante peludo tornou-se mais popular.

Essas pegadas seriam de animais bípedes (que andam sobre duas pernas), pesando aproximadamente 200 quilos, de 2 a 3 metros de altura e corpo totalmente coberto de pelos para sobreviver ao intenso frio das regiões em que se encontram.

O apelido de Pé Grande nasceu a partir dessas fotografias de pegadas, que comparadas com um pé humano normal, teriam proporções muito maiores. Depois desse acontecimento, vários casos de avistamentos desses "monstros" foram notificados às autoridades. Em 20 de outubro de 1967 surgiu uma das maiores evidências do pé grande. Aconteceu quando o vaqueiro e inventor amador Roger Patterson e seu amigo Robert Gimlin filmaram com uma câmera 16mm um ser peludo, de aproximadamente 2,3m de altura e que e que caminhava ereto a uma distância de uns 20 metros de onde eles estavam. O vídeo não é muito nítido, mas mostra o que seria uma fêmea do Pé Grande andando e agitando os braços para a câmera, antes de desaparecer na mata.
Veja o vídeo.

No ano de 2001, Matthew Jonhson, um psicólogo foi à imprensa divulgar o seu relato sobre o Pé Grande, com cerca de 2,5 m de altura, nas florestas do Monumento Nacional das Cavernas de Oregon, nos EUA. Johnson afirma que o animal exalava um cheiro insuportável e estava observando sua família a uma certa distância. O guarda que o atendeu disse que ele estava transtornado a chorando muito.

Nos Estados Unidos existe um grupo de pesquisa, a Associação de Pesquisadores de Campo do Pé-grande (BFRA), que recebe verba do governo para pesquisar dados e descobrir a verdade sobre a criatura.

Mas, toda a ilusão e pesquisa do grupo americano e dos curiosos acabaram na semana passada. Um jovem do interior dos Estados Unidos afirmou à imprensa que as pegadas do pé grande eram falsas, e que a sua mãe vestia uma fantasia peluda e saia pela mata para enganar os turistas. O jovem não explicou o motivo da brincadeira, mas causou grande preocupação para a BFRA, que poderá perder as ajudas de custo do governo para continuar suas pesquisas

O PÉ GRANDE


O Pé-grande (em inglês: Bigfoot; ou Sasquatch - termo derivado do halkomelem - um idioma do grupo linguístico salishan, natural do sudoeste da Columbia Britânica) é descrito como uma criatura na forma de um grande macaco que vive nas regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá. Reivindica-se que seria um animal aparentado do Iéti tibetano (o "Abominável Homem das Neves").

Em 15 de agosto de 2008, dois caçadores norte-americanos foram à mídia dizendo terem em suas mãos o corpo congelado do famoso Bigfoot. Porém, após a análise do "corpo", foi descoberto que o suposto cadáver do monstro não passa de uma fantasia de macaco congelado. Em defesa, os dois caçadores disseram terem sido enganados e comprado o corpo de dois outros caçadores por um preço "inacreditavelmente baixo", mas decidiram levar a farsa a diante. Com isso, o Bigfoot continua sendo apenas uma lenda.

Muitas expedições foram realizadas atrás de encontrar provas ou até o próprio pé-grande em pessoa. Mas nada foi encontrado.


O monstro em
Grand Theft Auto: San Andreas

Assim como na vida real, vários dizem que o monstro pode existir no jogo Grand Theft Auto: San Andreas. É um jogo no qual o personagem pode explorar livremente um estado inteiro (um dos maiores ambientes 3D da história dos video-games). No jogo existem várias lendas cuja existência foi provada, mas a do Pé-grande é considerada uma das maiores e mais curiosas. Esse boato surgiu possivelmente do manual do jogo, nos agradecimentos, onde vemos nomes de pessoas que contribuiram na produção do jogo, mas no meio está escrito "BigFoot" ("pé-grande" em inglês). A lenda diz que ele pode ser encontrado nas florestas, principalmente à noite. Foram feitos vários Mods e Fakes, mas até hoje nada foi provado. Outro fato interessante é que um dos produtores da Rockstar Games disse o seguinte (traduzindo para o português): "Não existe Pé-Grande no GTA San Andreas, assim como na vida real, mas há uma 'coisa' nas florestas" [carece de fontes]. Essa frase tem muita ligação com alguns jogadores (inclusive mostrando vídeos e imagens) que confirmam ter visto um monstro, mas não o pé-grande, andando nos bosques do jogo. Assim como na vida real, noGTA San Andreas o Pé-Grande é um dos maiores mistérios existentes.